O que é o Draft?

Muitos fãs da NFL tem um certo preconceito com a offseason. Não tem jogos, muitos boatos e algumas dúvidas. Uma dessas dúvidas está à respeito do Draft, que em 2014 será realizado entre os dias 08 e 10 de maio, no Radio City Music Hall, na cidade de Nova York. Ele é uma espécie de peneira para recrutar os jovens talentos para as franquias.
O Draft é um evento anual da NFL onde os times profissionais selecionam jogadores elegíveis da Liga de Futebol Americano Universitário (NCAA na sigla em inglês). O Draft é a forma mais comum de recrutamento de jogadores e acontece desde 1936, que aconteceu no dia 08 de fevereiro, na Filadélfia.
No total, o Draft tem sete rodadas de escolhas, sendo a ordem designada pela posição da equipe na temporada anterior. O pior time tem a primeira escolha, o segundo pior a segunda escolha e assim vai até o vencedor do Super Bowl, que fecha as escolhas de cada rodada. No entanto, não quer dizer que cada time da NFL terá sete escolhas por Draft.
Uma escolha pode ser usada como moeda de troca. Antes, ou até mesmo durante o Draft, os times negociam as escolhas, seja por outra escolha ou por um jogador. Por isso, times podem ficar uma rodada sem escolher ou ter mais de uma escolha na rodada. Exemplo disso é o Indianapolis Colts, que na temporada passada trocou o RB Trent Richardson com o Cleveland Browns por uma escolha de primeira rodada.
Eric Fisher foi a primeira escolha
do último Draft (NY Times)
Além das trocas, ainda tem as escolhas compensatórias, que são dadas para as franquias que perderam mais free agents do que contrataram. Essas escolhas compensatórias são dadas entre a terceira e a sétima rodadas e não podem ser trocadas. São 32 escolhas compensatórias distribuídas e a ordem delas é determinada por uma fórmula que envolve o salário do jogador, tempo de jogo, e conquistas na pós-temporada com o novo time, sendo o salário o fator primário.
O comissário da NFL pode retirar escolhas dos times em caso de punição. Como exemplo, o New England Patriots perdeu sua escolha de primeira rodada do Draft 2008 por causa do escândalo da gravação dos sinais defensivos dos Jets em 2007. Os Saints também perderam escolha de Draft em 2013, por causa do Bountygate, o escândalo em que os jogadores recebiam recompensas por dar tackles mais fortes nos adversários e tirá-los do jogo.
Antes do Draft
Os meses que antecedem o Draft são de muita expectativa, tanto para os jogadores que vão entrar no Draft e podem ser escolhidos, quanto para os times.  Neste período, dois eventos chamam atenção para observar os jogadores.
O NFL Scouting Combine é um evento de seis dias que reúne os jogadores do futebol americano universitário para testes físicos, mentais e de habilidades na frente de técnicos e representantes dos times.
Outro evento importante é o Pro Day, que é uma espécie de Combine, mas realizado dentro da universidade, onde os jovens atletas se sentem mais confortáveis e costumam ter melhores performances. Este evento também é acompanhado de perto por técnicos e dirigentes dos times.

 

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Comentários