Um pouco do Levi’S Stadium: a casa dos Niners que vai receber o Super Bowl 50

Levi's Stadium sendo preparado para o SB50

Levi’s Stadium sendo preparado para o SB50

A casa do Super Bowl 50 é o novíssimo Levi’s Stadium. Arena mais nova da NFL, o estádio do San Francisco 49ers foi inaugurado em julho de 2014 e menos de dois anos depois receberá o seu primeiro grande jogo de futebol americano. O palco da decisão desta temporada fica na cidade de Santa Clara, na região da Bay Area, que engloba outras cidades como San Francisco, Oakland, San Mateo e outras cidades.

Com um custo estimado de dois BILHÕES de dólares, o estádio tem capacidade para 68.500 expectadores, podendo chegar até a 75 mil em outros eventos, e tem algumas curiosidades no pouco tempo de fundação:

-> O primeiro jogo do Levi’s Stadium foi de futebol, e o San Jose Earthquakes derrotou o Seattle Sounders por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado por Yannick Djalo. A primeira partida de NFL foi na pré-temporada de 2014, no dia 17 de agosto, com os 49ers perdendo para os Broncos por 34 a 00.

-> No primeiro jogo da NFL no estádio, um torcedor passou mal e morreu. O calor foi muito forte no dia e o torcedor, que não teve o nome revelado, foi socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu. Várias pessoas deixaram o jogo antes do fim por causa da alta temperatura e da umidade.

Camarotes e área de imprensa do Levi's Stadium - casa do Super Bowl 50

Camarotes e área de imprensa do Levi’s Stadium – casa do Super Bowl 50

-> O recorde de público do estádio foi em um evento de WWE, quando 76.976 pessoas foram assistir o WrestleMania 31, em março de 2015.

-> Além de futebol, NFL e WWE, o Levi’s Stadium também já recebeu jogos da NHL, futebol americano universitário e shows (One Direction, Taylor Swift, Grateful Dead e outros).

Um dos camarotes do Levi's Stadium

Um dos camarotes do Levi’s Stadium

-> O estádio possui 176 camarotes de luxo, com comida e bebida inclusa para os jogos dos Niners. O preço para o Super Bowl 50 é bem salgado: 850 mil dólares.

-> A grama do Levi’s Stadium é natural, mas já foi alvo de críticas. Em um jogo contra os Ravens, o kicker Justin Tucker reclamou bastante após errar um field goal que o gramado cedeu quando apoiou o pé para armar o chute. Esta é uma preocupação para o Super Bowl 50.

-> Este será apenas o segundo Super Bowl na Bay Area. O primeiro foi em 1985, no Stanford Stadium, em Stanford, e os 49ers venceram os Dolphins por 38 a 16.

-> O naming rights do estádio, que foi comprado pela empresa Levi Strauss & CO, custou 220,3 milhões de dólares e vale por 20 anos, com a cidade de Santa Clara recebendo o dinheiro. O acordo pode ser estendido por mais cinco anos, custando 75 milhões de dólares.

Comentários