Análise tática: saber as regras faz a diferença, e os Packers sabem bem disso

O livro de regras da NFL para a temporada 2016 tem 88 páginas e vários itens que nem todos os jogadores sabem bem. E conhecer por inteiro o livro de regras pode fazer a diferença. Neste domingo, na partida contra os Lions, o WR Ty Montgomery, do Green Bay Packers mostrou estar ciente de todas e garantiu 37 jardas a mais para o time após um kickoff de Sam Martin (Veja o lance no vídeo abaixo e entenda). Isto com uma jogada bastante curiosa e desconhecida por muitos.

Com a mudança na regra do kickoff, deixando o touchback na linha de 25 jardas, os kickers estão tentando se adaptar para forçar os times a retornarem os chutes iniciais. Chutes mais altos e direcionados para a lateral do campo vem sendo bastante usados. Se a bola for direto para fora do campo, é falta e a equipe retornadora inicia a campanha da linha de 40 jardas. Dentro das regras do kickoff está um parágrafo que surpreendeu a todos no Lambeau Field.

Após o chute de Sam Martin, kicker dos Lions, a bola quicou na endzone e saiu, ficando perto da lateral na altura da linha de três jardas. Ty Montgomery, que seria o retornador, percebeu o posicionamento da bola. Ao invés de arriscar um retorno, que seria curto, o jogador dos Packers saiu do campo e encostou na bola. Nas regras, a bola em contato com um jogador fora do campo, é considerada fora do campo também. Sendo assim, o chute do jogador de Detroit foi considerado para fora do campo.

E esta não foi a primeira vez que um jogador dos Packers fez isso. Em 2012, Randall Cobb teve a mesma atitude em um jogo contra o Tennessee Titans e o mesmo resultado, ganhando muitas jardas aproveitando o chute perto da linha lateral. Uma jogada totalmente legal, que poucos viram na primeira vez que Green Bay utilizou, e ajudou bastante o time. Com ela, ao invés de começar atrás da linha de cinco jardas, Green Bay iniciou sua campanha da linha de 40 jardas. Quatro jogadas depois Aaron Rodgers conectou touchdown para Jordy Nelson.

Randall Cobb na jogada de 2012 - o pé do lado de fora para a bola ser considerada fora de jogo

Randall Cobb na jogada de 2012 – o pé do lado de fora para a bola ser considerada fora de jogo

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Comentários