Eagles tentam dar o troco nos Patriots no Super Bowl LII; veja outras revanches

Pela terceira vez em sua historia, o Philadelphia Eagles está no Super Bowl e, como em 2004, o adversário será o New England Patriots, que vai para a sua decima aparição na grande decisão da NFL. Com o confronto entre as duas equipes se repetindo este ano, esta será a sétima vez em que o SB terá uma revanche como enredo (Veja os lances do Super Bowl 39 abaixo).

>>PÁGINA ESPECIAL DO ENDZONE BRASIL COM TUDO SOBRE O SUPER BOWL 52

Na historia do Super Bowl, a primeira revanche – e também o duelo que mais se repetiu – foi Dallas Cowboys x Pittsburgh Steelers, que já ocorreu três vezes na decisão. Na primeira, no Super Bowl 10, os Steelers saíram atrás no placar, mas se recuperaram e venceram por 21 a 17. Três anos depois, as duas franquias voltaram a se encontrar no maior evento esportivo dos Estados Unidos, e os Steelers levaram a melhor novamente. Liderando quase todo o duelo, Pittsburgh não deu chances a Dallas, venceu por 35 a 31 e conquistou o terceiro SB de sua historia.

17 anos se passaram, mas os Cowboys conseguiram sua “vingança”. No Super Bowl 30, Dallas contou com dois touchdowns do lendário Emmitt Smith para enfim dar o troco e derrotar Pittsburgh por 27 a 17.

Se no confronto anterior uma das equipes leva vantagem, quando se trata de Miami Dolphins e Washington Redskins o cenário é de igualdade. No Super Bowl 7, a franquia da Florida saiu na frente do confronto ao triunfar na decisão da NFL por 14 a 7. Em 1982, dez anos depois, as equipes voltaram a se encontrar no jogo mais esperado para os fãs da bola oval. Desta vez, os Redskins aproveitaram o segundo tempo para virar o jogo e vencer o primeiro SB de sua história.

Um ano antes dos Redskins completarem sua vingança, aconteceu o primeiro capitulo de outra revanche na historia do Super Bowl. Na edição de numero 16 do evento, o San Francisco 49ers não deu chance ao Cincinnati Bengals, venceu por 26 a 21 e se sagrou campeão da Liga.

Seis anos depois, Cincinnati ainda teria a chance de devolver a derrota, mas não conseguiria superar os 49ers de Jerry Rice e Joe Montana. Liderados por suas estrelas, a franquia da Califórnia contou com TD no ultimo minuto para vencer por 20 a 16 e confirmar a freguesia do rival.

Se contra os Steelers os Cowboys levam a pior nas revanches, contra o Buffalo Bills a história é diferente. O primeiro duelo entre as equipes em Super Bowls, inclusive, foi uma lavada da franquia texana, que venceu a edição 27 por 52 a 17. No ano seguinte, a primeira – e única ate aqui – revanche consecutiva da NFL não terminou bem para os Bills. Em mais um jogo de placar elástico – 30 a 13 – os Cowboys contaram com um segundo tempo maravilhoso para derrotarem os Bills pela segunda vez.

Um dos protagonistas do duelo que acontece no dia 4 de fevereiro, no US Bank Stadium, o New England Patriots não possui um retrospecto positivo em confrontos repetidos no Super Bowl. Isso por que a única vez que a franquia esteve nessa situação, ela acabou derrotada pelo carrasco New York Giants. Primeiro, no SB 42, o time liderado por Tom Brady chegou a estar vencendo até o ultimo minuto de jogo. Mas, um touchdown da vitória de Eli Manning e Plaxico Burress deu a glória máxima da bola oval aos Giants.

No Super Bowl XLVI, quatro anos depois, a torcida de New England assistiria a uma espécie de reprise. Novamente com um TD dentro do minuto final de jogo, os Giants conseguiram mais uma virada, venceram por 21 a 17 e levaram o Troféu Vince Lombardi.

Comentários