Essa parte do Endzone Brasil é dedicada explicar o básico do futebol americano para nossos leitores. Independente se começou a acompanhar o esporte agora, esse resumo vai esclarecer muitas dúvidas que ainda possa ter sobre o que acontece na sua televisão nos domingos à tarde. Estava assistindo e de repente bateu aquele branco? Dá uma olhadinha aqui embaixo. Afinal de contas, ninguém nasce sabendo.

Esse canal de interatividade também está aberto para deixar suas dúvidas nos comentários.

O jogo

Basicamente, o objetivo das equipes é avançar a bola de formato oval até o fim do campo do adversário e somar pontos. A duração da partida é de 60 minutos, divididos em quatro períodos de 15 minutos. O time com mais pontos ao final desse tempo é o vencedor da partida.

Posições no futebol americano (Arte/Thiago Rosa)

No campo de jogo são 11 jogadores para cada lado, assim como no futebol, mas as semelhanças param por aí. Ao contrário do esporte de bola redonda, onde temos jogadores de defesa e ataque atuando ao mesmo tempo, no futebol americano a equipe é dividida em sub-equipes para se defender e atacar.

Simplificando, enquanto uma equipe SOMENTE ataca a outra SOMENTE defende. Para ajudar na compreensão, imaginemos um confronto de futebol americano entre o time vermelho e o time azul. (veja figura ao lado)

Quando o time azul estiver no ataque, estará em campo com 11 jogadores tentando atravessar a bola para o outro lado do campo, enquanto que o time vermelho estará com mesmo número de atletas responsáveis por impedir que isso aconteça.

Quando o time azul terminar o ataque, os jogadores deixarão o campo e outros 11 atletas de defesa entrarão no jogo, assim como os 11 jogadores de ataque do time vermelho.

Mas quando um time para de defender e começa a atacar?

Primeiro é preciso entender o campo ode jogo. Um campo de futebol americano é composto por 100 jardas (109 metros), todas demarcadas com riscos nas laterais do gramado como na figura abaixo.

Modelo de um campo de futebol americano (Arte/Thiago Rosa)

Quando um time está no ataque, ele terá 4 tentativas (ou downs)  para avançar 10 jardas. Caso tenha sucesso no avanço, ele terá mais 4 tentativas para andar mais 10 jardas, assim vai caminhando no campo de jogo. Se gastar três das quatro tentativas e não conseguir avançar a bola na distância mínima, a equipe geralmente utiliza a 4º tentativa para devolver a bola para o adversário através do chute de devolução, ou punt, e o adversário iniciará sua campanha ofensiva.

Pontuação

Jogador anotando um touchdown

Há basicamente duas formas de fazer pontos no futebol americano. A primeira delas é o touchdown, ou seja, seguir caminhando no gramado com a bola até o fim do campo adversário, mais conhecido como endzone.

No campo de jogo há duas endzones de 10 jardas além das 100 iniciais, geralmente pintadas de outras cores para diferenciação. Caso o time consiga entrar com a bola nesse espaço, ele faz um touchdown, e consequentemente conquista seis pontos no placar.

Na grande maioria das vezes esses 6 pontos se transformam em 7. Isso porque quando um time faz o touchdown, ele tem o direito a um ponto de bonificação, ou extra point, se acertar a bola oval dentro daquelas traves em formato de Y que ficam no final do campo, através do chute. Como a distância é muito curta, apenas 12 jardas, é muito difícil ver erros, porém por incrível que pareça alguns conseguem chutar longe do Y.

fg

Tentativa de field goal

É também através do chute a outra forma de pontuação, denominada de field goal.  Para explicá-la, voltemos na partida entre o time azul e o time vermelho. Na situação, o time azul está atacando, porém ele utiliza as três tentativas e não consegue avançar 10 jardas. Ao invés de devolver a bola ao adversário, ele pode utilizar a 4º tentativa para arriscar um chute do lugar que ele se encontra no campo.

Geralmente o chute só é realizado quando a equipe está relativamente perto do Y, em uma distância de no máximo 50 a 55 jardas, contando a endzone. Isso porque a bola é devolvida para o adversário começar sua campanha de ataque no mesmo local em que foi feito o chute em caso de erro, então quanto maior a distância do chute, menos a outra equipe terá que percorrer até a outra endzone.

Caso a bola atravesse dentro das traves do Y, o time chutador recebe 3 pontos. Tanto o extra point como o field goal são realizados pelo chutador, ou kicker. É o único jogador do time que pode utilizar os pés para mover a bola, sua única função é de chutá-la quando necessário.

Tipos de ataque

Quando um time está com seus jogadores de ataque no campo, há duas maneiras de seguir avançando a bola pelo gramado. Como na regra é permitido somente um passe para frente por tentativa, a equipe pode utilizar o jogo de passe ou o jogo corrido.

No jogo de passe, ou aéreo,  a bola é lançada para algum jogador agarrar. Quando o jogador que dominou a bola é derrubado, é naquele local que começa a próxima campanha para 10 jardas. Caso ele receba e tenha domínio dentro da endzone, é marcado o touchdown.

A outra forma de atacar é com o jogo corrido. Quando a jogada começa, ao invés de lançar para alguém, o jogador corre com a bola dominada, enfrentando a linha de defensores na sua frente. As duas formas de ataque são utilizadas quase que na mesma proporção durante a partida, um time que não passa ou não corre bem com a bola tem poucas chances de vencer.

Posições no ataque

Posições do ataque (Arte/Thiago Rosa)

Os atletas revezam em quem lança, quem corre e quem recebe? NÃO. As posições dentro de um campo de futebol americano são muito específicas. A mais importante delas é o quarterback, o cérebro do time.

Representado por QB na figura demonstrativa das posições de um ataque, é ele quem recebe a bola no inicio de cada jogada. Com ela dominada, ele vai lançar para algum recebedor, ou entregar para alguém correr com ela. Com um ponto eletrônico no ouvido, é ele quem recebe as ordens do técnico do que será feito,  passando para a equipe naquela reunião, ou huddle, antes do início de cada jogada.

Caso a equipe escolha correr com a bola, a bola será entregue para um corredor, ou running back (RB na figura). Um bom running back deve possuir ao mesmo tempo força e agilidade encontrar os buracos (ou gaps) entre os defensores e ganhar o máximo número de jardas possível.

Se o quarterback for lançar a bola, ele procurará algum dos seus recebedores, ou wide receivers (WR na figura). Ao mesmo tempo que o jogador tem que ser muito veloz, ele tem que saber executar a rota da jogada combinada corretamente e dominar a bola quando chegar próxima a ele.

Dependendo da formação no início da jogada, o QB pode lançar a bola para um outro tipo de jogador, chamado de tight end (TE na figura). É como se fosse o volante da bola redonda, algumas vezes ele ajuda a linha ofensiva a proteger o quarterback, outras vezes fica apto a receber passes. O jogador tem que saber bloquear e atacar com a mesma qualidade.

Defesa

Posições da defesa (Arte/Thiago Rosa)

 Dividida basicamente em três partes, a equipe defensiva tem como objetivo impedir que o time adversário avance as 10 jardas e tenha que devolver a posse de bola. Entretanto, algumas vezes os atletas de defesa também recuperam a posse, caso agarrem a bola lançada pelo quarterback adversário (interceptação), ou forcem um dos jogadores de ataque soltar a bola e peguem ela do chão (fumble). Se algum atleta de defesa recuperar a bola e cruzar a endzone, ele marca um touchdown.

Conforme a figura ao lado, a primeira parte da defesa é a linha defensiva. Os defensive tackles (DT na figura) e defensive ends (DE na figura) entram em contato com a linha ofensiva adversária,  buscando derrubar o quarterback adversário quando ele está com a bola, o chamado sack, ou simplesmente fechar os espaços dos running backs.

Na segunda parte ficam os linebackers (LB na figura). Além de atacar o QB adversário, impedem passes curtos e o jogo corrido. A última parte do sistema defensivo é a secundária, formada de cornerbacks (CB na figura) e safeties (SS e FS na figura). Eles são os responsáveis por marcar os wide receivers e impedir os passes em profundidade.

Já pensou em lucrar com seus conhecimentos em futebol americano?

A Winner está dando R$ 20 grátis sem necessidade de depósito nesse link:

Description

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+