Contagem regressiva Endzone Brasil – Jamaal Charles

perfil 25 - charles cópia

Atualmente o líder da NFL de todos os running backs em jardas por carregadas, Jamaal Charles é sem dúvida um dos RBs mais perigosos e eficientes nos gramados da liga. A mistura de força com inteligência para encontrar os espaços faz dele o terror das defesas adversárias.

Talento que já dava mostras desde pequeno, Jamaal correu mais de 4 mil jardas e anotou 50 TDs nos dois primeiros anos no colegial. Números que lhe renderam uma bolsa de estudos para a Universidade do Texas. Os dois primeiros anos por lá não foram espetaculares, pois ele intercalava o futebol americano com provas de corrida. Chegou a conquistar uma medalha de bronze em um campeonato mundial de atletismo juvenil.

Charles atuando pelos Longhorns

Totalmente dedicado aos Longhorns, Charles teve uma temporada mágica em 2007, com 1.619 jardas e 18 touchdowns. O sucesso foi tanto que ele abdicou do último ano na faculdade para ingressar na NFL. Entretanto, a falta de continuidade em sua carreira universitária fez com que ele caísse um pouco no Draft, foi escolhido apenas na terceira rodada pelo Kansas City Chiefs.

Em teoria o terceiro RB do time, atrás de Larry Johnson e Kolby Smith no roster, foi ganhando espaço aos poucos no time titular. Impressionou nos jogos que esteve em campo, tanto que em 2009 já passou das mil jardas nas dez partidas que foi titular. É o único RB da história a passar das mil jardas em 200 carregadas ou menos.

Charles correu 1,509 jardas em 2012

Em 2010 já colocou o então titular Johnson no banco de reservas, correu impressionantes 1,416 jardas e liderou os Chiefs aos playoffs daquele ano. Foi selecionado ao primeiro Pro Bowl da carreira. Infelizmente o camisa 25 deu continuidade no ano seguinte, rompeu o ligamento cruzado anterior na segunda partida da temporada regular e ficou de fora do resto do ano.

Totalmente recuperado em 2012, foi um dos únicos destaques da decadente campanha de 2-14 dos Chiefs. Mesmo com o péssimo desempenho do time, ele correu 1,509 jardas, maior número da carreira. Panorama que mudou em 2013 com a chegada de Andy Reid em Kansas City, ele deu consistência e padrão a um time já talentoso. Charles cresceu junto com o time, marcou impressionantes 19 touchdowns entre corridas e passes recebidos.

Apesar da derrota inexplicável de virada nos playoffs para os Colts, o Kansas City Chiefs mostrou que será um time competitivo em 2014. Mais experiente e em um time mais entrosado, Jamaal Charles tem tudo para bater mais recordes na próxima temporada.

Comentários