Conheça o University of Phoenix Stadium, palco do Super Bowl 49

Grandioso palco do Super Bowl 49

Grandioso palco do Super Bowl 49

O palco selecionado para sediar o Super Bowl da temporada de 2014, mesmo com a pouca idade, já é experiente em grandes eventos. O University of Phoenix Stadium foi inaugurado em 1º de agosto de 2006, na época com o nome de Cardinals Stadium. O estádio localizado em Glendale, Arizona, é a casa do Arizona Cardinals, rival do Seattle Seahawks, um dos dois protagonistas do grande evento a ser realizado no dia 1º de fevereiro. Sua capacidade máxima é de 63400, podendo ser aumentada para 78600 (o recorde de púbico é de 78603).

O University of Phoenix Stadium não é utilizado somente para jogos da temporada regular da NFL com mando de campo do Arizona Cardinals. Ele recebe anualmente o Fiesta Bowl, um dos jogos de playoffs do College Football, normalmente disputado entre os dias 31 de dezembro e 5 de janeiro, e já foi palco do antigo BCS National Championship Game duas vezes (2007 e 2011), que define o campeão nacional do College Football.

Além da ligação entre o estádio e o Seattle Seahawks, por toda a rivalidade dos times, que são da mesma divisão desde 2002, o University of Phoenix Stadum não é estranho para o New England Patriots, o outro protagonista do Super Bowl XLIX. No dia 3 de fevereiro de 2008, após uma temporada perfeita com 16 vitórias e nenhuma derrota, tudo que os Patriots precisavam era de uma vitória contra o New York Giants para sagrarem-se campeões. O jogo, porém, não ocorreu como esperado para o time de New England, e pelo placar de 17 a 14, Tom Brady e companhia saíram de campo sem o quarto anel.

-> CONFIRA TUDO SOBRE O SUPER BOWL 49
-> AINDA DÁ TEMPO! COMPRE INGRESSOS PARA O SUPER BOWL 49

Os Pats não tem boas recordações do estádio

Os Pats não tem boas recordações do estádio

Uma curiosidade sobre o estádio é o seu nome. Ao contrário do que muitos pensam, o University of Phoenix Stadium não é o local onde a Universidade de Phoenix sedia seus eventos esportivos. A Universidade sequer participa de qualquer evento interuniversitário esportivo. O nome não passa de um simples patrocínio, assim como praticamente qualquer outro estádio da NFL, tendo seu contrato anunciado no dia 26 de setembro de 2006 no valor de $154,5 milhões por 20 anos.

Em 1988, quando os Cardinals se mudaram para Arizona, sua casa na época era o Sun Devil Stadium, localizado no campus da Universidade do Estado do Arizona. A ideia era que, até fundos fossem levantados para a construção de um novo estádio, os Cardinals jogariam no Sun Devil Stadium. A frustração acabou durando vários anos, pois o time não conseguia dinheiro o suficiente para uma nova e mais moderna casa. A espera durou até 2006.

Graças ao teto retrátil e a grama facilmente removível e alterável, o estádio chegou a ser considerado uma das 10 construções esportivas mais incríveis do mundo, com o custo total foi de U$455 milhões. Os Cardinals desembolsaram $143,2 milhões, a cidade de Glendale $9,5 milhões, e a maior parte dos custos ($302,3 milhões) ficou por conta do “Arizona Sports and Tourism Authority”, um órgão municipal responsável por melhorar a parte de turismo e esportes do estado. O primeiro jogo no estádio foi na pré-temporada da temporada de 2006, quando os Cardinals venceram o Pittburgh Steelers por 21 a 13.

 

Visão interna do University of Phoenix Stadium

Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Comentários