Análise da temporada: como será o 2015 do Atlanta Falcons

A NFC South foi uma das piores divisões da história no ano passado, mesmo assim o Atlanta Falcons não conseguiu se classificar para os playoffs. Falando em jardas, o time foi oitavo melhor ataque (378,1 por partida) e a pior defesa (398,2 por partida), números que deixam bem claro qual foi o setor que o time procurou reforçar na intertemporada. Ex-coordenador defensivo dos Seahawks, Dan Quinn chega com a missão de gerenciar os reforços e acertar a defesa para a temporada que se aproxima.

Ex-Seahawks, Dan Quinn orienta o quarterback Matt Ryan

Ex-Seahawks, Dan Quinn começa nova parceria com o quarterback Matt Ryan

SAIBA MAIS
> Compre ingressos para os jogos do Atlanta Falcons
> Veja a tabela completa da temporada regular 2015
O nível de dificuldade da tabela das equipes em 2015

Com tanto trabalho para arrumar a defesa, o QB Matt Ryan praticamente não ganhou nenhum grande alvo no ataque. Não que ele possa reclamar dos que já possui, o WR Julio Jones é sem sombra de dúvida um dos melhores da liga atualmente (1,593 jardas recebidas em 2014). Entretanto, o wide receiver entra no último ano de contrato, segue negociando uma extensão. O experiente Roddy White ainda tem gasolina no tanque, mas, aos 34 anos, está longe do auge. Leonard Hankerson chegou dos Redskins para ser o reserva imediato dos dois citados acima. A posição de TE ainda dá o que falar: Tony Gonzalez já está aposentado a muito tempo, mas o time ainda não achou um bom substituto. Jacob Tamme e Tony Moeaki foram contratados, nenhum deles tem capacidade de ser aquela opção confiável no slot.

Principal WR dos Falcons vai comandar o ataque

Principal WR dos Falcons vai comandar o ataque

O backfield do ataque foi renovado, Steven Jackson e Jacquizz Rodgers não fazem mais parte do elenco. O jovem promissor Devonta Freeman deve, pelo menos de início, assumir o posto de titular, com o calouro Tevin Coleman correndo por fora. A linha ofensiva preocupa do lado esquerdo: o LT Jake Matthews teve uma temporada de calouro desastrosa, lutando com uma séria lesão. Quando ficar saudável, fará parceria com o LG veterano Chris Chester. O bom center Joe Hawley também volta de uma séria lesão em 2015. Como esse grupo se adaptará ao esquema de outside zone block do coordenador Kyle Shanahan.

A pior defesa em jardas cedidas ganhou muitos reforços, especialmente no comando técnico. A chegada do técnico Dan Quinn, ex-coordenador defensivo dos Seahawks, deve melhorar consideravelmente esse grupo. Claro que jogadores talentosos sempre ajudam, os Falcons se preocuparam principalmente em aprimorar o fraquíssimo pass-rush do ano passado (22 sacks em 16 partidas, segundo pior da NFL). O calouro Vic Beasley deve fazer barulho já na primeira temporada como WLB, se encaixa perfeitamente no esquema defensivo de Quinn. Os DEs Adrian Clayborn e O’Brien Schofield aumentam a pressão dos lados da linha. Na linha de linebackers, Brooks Reed e Justin Durant chegaram.

A secundária ganhou alguns nomes, mas certamente é o ponto mais fraco da equipe. Especialmente na posição de safety, que foi reforçada apenas com Akeem King na última rodada do Draft. Dezmen Southward e William Moore devem ser os titulares, mas não inspiram muita confiança. Também do Draft veio Jalen Collins, na segunda rodada, deve aos poucos conquistar a vaga de CB titular ao lado do ótimo Desmond Trufant.

Quem chegou

WR Leonard Hankerson, TE Tony Moeaki, TE Jacob Tamme, OT Tyler Polumbus, G Chris Chester, G Mike Person, DE Adrian Clayborn, DE O’Brien Schofield, OLB Brooks Reed, OLB Justin Durant e CB Phillip Adams

Quem saiu

RB Steven Jackson, RB Jacquizz Rodgers, WR Harry Douglas, TE Bear Pascoe, OT Sam Baker, G Justin Blalock, G Gabe Carimi, DT Corey Peters, OLB Sean Weatherspoon, OLB Prince Shembo, CB Robert McClain, CB Josh Wilson e S Dwight Lowery

Vai até onde?

Após o desastre que foi a NFC South em 2014, praticamente tudo pode acontecer em 2015. Se Dan Quinn ajeitar a defesa e Matt Ryan seguir com as boas atuações, o Atlanta Falcons possui boas chances de vencer a divisão.

FALCONS

Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Comentários