Temporada perfeita, título inédito, MVP… Os objetivos dos Panthers

A temporada regular 2015 da NFL chega a sua semana 13 e temos apenas um invicto: Carolina Panthers. Um time que poucos dariam grande valor no início da temporada e demorou a cair no gosto, mas hoje consegue equilibrar bem as ações ofensivas e defensivas para vencer seus jogos e chegar onde chegou. O time de Charlotte é o único classificado para a pós-temporada – feito que já poderia ser alcançado na semana 12.

Defesa do Carolina Panthers é uma das melhores da NFL em 2015

Defesa do Carolina Panthers é uma das melhores da NFL em 2015

O último triunfo foi sobre o New Orleans Saints, no Mercedes-Benz Superdome. Não foi o jogo perfeito, principalmente para a defesa, mas quando ela não funciona, o ataque vai lá e consegue resolver. E justamente no ataque está um dos personagens deste time, fundado em 1993 e atrás do pimeiro título da franquia.

MVP?

Super Cam MVP? Porque não

Super Cam MVP? Porque não

Cam Newton passou de inconstante comandante ao candidato a MVP da temporada. Em agosto, quando perdeu seu principal recebedor, Kelvin Benjamin, muitos questionavam a capacidade do quarterback de comandar um ataque sem boas opções de recepção. Os números do camisa 01 com seus alvos não são os melhores da temporada, mas a forma como Newton vem conduzindo seu ataque sim.

Os números totais, entre jardas aéreas e terrestres, colocam Newton entre os melhores da Liga. São 2.797 jardas (17º), 25 passes para touchdowns (6º), 10 interceptações (11º) e um rating médio de 93.2 (15º). Correndo, o QB dos Panthers tem 108 tentativas, 476 jardas totais e sete touchdowns – mais que ele só Devonta Freeman, Jeremy Hill e Adrian Peterson. Seu rendimento vem crescendo muito, tendo um rating superior a 100.0 em quatro das últimas cinco partidas.

Sem Kelvin Benjamin, o homem de confiança de Cam Newton é Greg Olsen, que tem 62 recepções na temporada, quase o dobro de Ted Ginn, segundo colocado no quesito. No entanto, a ajuda do jogo terrestre vem sendo fundamental. Além do camisa 01, Jonathan Stewart também vem em boa temporada, ajudando nas carregadas e desafogando o time em situações curtas para converter os downs, tanto que os Panthers são o time que mais converteu descidas com o jogo terrestre.

Defesa forte

Luke Kuechly é o comandante da defesa

Luke Kuechly é o comandante da defesa

Se o ataque vai bem, com a defesa não é diferente. Liderada por Luke Kuechly, que também também está na briga pelo prêmio de MVP, mas correndo por fora, ela é a quarta melhor da NFL no quesito jardas cedidas (oitava contra o passe e segunda contra a corrida) e a nona que sofreu menos pontos. O Carolina Panthers tem o melhor saldo de turnovers da NFL, com 14 no total. São 19 interceptações e 10 fumbles forçados – disparada a melhor marca da Liga na temporada.

Além de um front seven fortíssimo, que conta com o inspirado e imparável Thomas Davis, a secundária explosiva dos Panthers força muitos turnovers e é a quarta em passes desviados nesta temporada.

Temporada perfeita é muito possível

Com uma campanha irreparável até aqui, os Panthers venceram todos os 12 jogos. Faltando apenas quatro para o fim da temporada regular, o time conseguir a temporada perfeita não é uma missão muito difícil. Das quatro partidas que faltam, são duas em casa (Falcons e Buccaneers) e duas fora (Giants e Falcons), um calendário longe de ser difícil. O que pode complicar para Carolina é o jogo em New York ou mesmo o fato do time conseguir a melhor campanha da Conferência Nacional antecipadamente, o que poderia fazer o técnico Ron Rivera poupar o time no último jogo.

Com Carolina jogando muito bem, a torcida pode empurrar o time mais longe nos playoffs. A pressão é maior quando chega a pós-temporada, mas Cam Newton e companhia se mostram prontos para alçar voos mais altos em 2015.

Faltam quatro jogos para a temporada perfeita

Faltam quatro jogos para a temporada perfeita

Comentários