Domínio absoluto: relembre algumas dinastias da história da NFL

Com a derrota para o Cleveland Cavs, o Golden State Warriors perdeu uma grande chance de iniciar uma dynasty na NBA. Dinastias, traduzindo para o português, são equipes que dominam as Ligas norte-americanas em um curto período de tempo, conquistando títulos em sequência e entrando para a história.

Na NFL as dinastias não são muito comuns e aparecem a cada década praticamente, onde um time se destaca e conquista títulos. Aproveitando o início da dinastia dos Warriors na NBA, o Endzone Brasil relembra algumas das principais dinastias da National Football League.

NEW ENGLAND PATRIOTS (anos 2000)

Teddy Bruschi e a dinastia dos Patriots

Teddy Bruschi e a dinastia dos Patriots

Os Pats tiveram a última grande dinastia da NFL. No início do século, Bill Belichick e Tom Brady iniciaram uma parceria de muito sucesso – e que dura até hoje em New England. Belichick chegou ao time em 2000, draftou Tom Brady e ai iniciou uma das duplas de sensacionais da história da NFL.

A primeira conquista veio na temporada seguinte, contra o St. Louis Rams, com um chute Adam Vinatieri no estouro do relógio. Dois anos depois, novo triunfo no Super Bowl, desta feita contra o Carolina Panthers, novamente com o kicker decidindo no fim. Na temporada 2004, mais um jogo difícil no Super Bowl, mas o resultado foi o mesmo: vitória dos Patriots, agora sobre os Eagles, completando a dinastia.

Os Giants bem que tentaram acabar com a dinastia e venceram os Patriots em dois Super Bowls, mas Tom Brady e companhia voltaram a conquistar o anel de campeão ao bater o Seattle Seahawks, em 2014

DALLAS COWBOYS (década de 1990)

QUE TRIO!!

QUE TRIO!!

Quer emocionar um torcedor dos Cowboys, basta falar Smith, Aikman e Irvin para qualquer um deles. A última grande geração em Dallas veio com esse trio, que conquistou três Super Bowls em quatro anos – primeira franquia da história a conseguir isso. Além disso, foram três título de conferência em quatro anos e cinco conquistas da NFC East. Domínio absoluto de uma época gloriosa para os Cowboys.

Só em cima dos Bills foram dois Super Bowls vencidos, os dois primeiros da sequência, em 1993 e 1994. Depois de ficar de fora da disputa do título no ano seguinte, o trio voltou a decisão da temporada em 1996, para vencer o Pittsburgh Steelers e levantar o Lombardi Trophy. Foi a última que os Cowboys foram vistos no Super Bowl.

SAN FRANCISCO 49ERS (década de 1980)

Joe Montana: Melhor de todos os tempos?

Joe Montana: Melhor de todos os tempos?

Quatro títulos do Super Bowl e oito da divisão. Foi assim que o San Francisco 49ers dominou a década de 1980 na NFL – naquele que, para muitos, é a dinastia que mais encantou na história da NFL, assim como o melhor time.

Com Joe Montana (Greatest Ever?) liderando o time, os Niners venceram seu primeiro Super Bowl da história ao bater os Bengals na decisão da temporada de 1981. Depois de três anos longe, o time de San Francisco voltou ao Super Bowl em1985, no Super Bowl 19, para um duelo contra os Dolphins, de ninguém mais ninguém menos que Dan Marino. Montana foi mais uma vez o melhor da partida, anotando quatro touchdowns e liderando o seu time a segunda conquista.

Nas temporadas de 1988 e 1989, o domínio dos 49ers seguiu sendo transformado em títulos com duas vitórias, uma sobre os Bengals e outra sobre os Broncos, que liderados por John Elway, foram massacrados no Superdome, em New Orleans.

Os 49ers ainda ganharam o título na temporada 1994, com Steve Young de quarterback e MVP, mas nem todos consideram esta parte da história da franquia dentro da dinastia.

PITTSBURGH STEELERS (década de 1970)

Cortina de ferro dos Steelers

Cortina de ferro dos Steelers

Apenas um time na história da NFL conseguiu conquistar quatro títulos em um intervalo de seis anos. Nas temporadas de 74, 75, 78 e 79, o mundo viu a Steel Curtain (Cortina de Ferro) do Pittsbugh Steelers dominar a Liga. Formada por “Mean” Joe Greene, L. C. Greenwood, Ernie Holmes e Dwight White, a linha defensiva liderou o time em 1974 e foi uma das melhores da história da NFL, com direito a cinco jogos sem sofrer pontos.

No ataque, Terry Bradshaw, Franco Harris e Lynn Swann jogavam com segurança, muito bem sustentados pela forte defesa. Foi um 16 a 06 contra os Vikings, depois 21 a 17 sobre os Cowboys, 35 a 31, novamente contra Dallas, e um 31 a 19 contra o Los Angeles Rams, no último Super Bowl conqusitado pela dinastia de Pittsburgh – para muitos a mais dominante da NFL.

GREEN BAY PACKERS (década de 1960)

A primeira dinastia da NFL na era Super Bowl foi a do Green Bay Packers, de Vince Lombardi, que hoje dá nome ao troféu entregue ao campeão do Super Bowl. Liderados pelo lendário treinador, o time em campo tinha Bart Starr, Willie Davis, Dave Robinson e muito talento. Foram cinco títulos para os Packers em sete anos, incluindo os dois primeiros Super Bowls disputados, com vitórias sobre Chiefs e Raiders.

Bart Starr e Vince Lombardi, comandantes dos Packers nos dois primeiros Super Bowls

Bart Starr e Vince Lombardi, comandantes dos Packers nos dois primeiros Super Bowls

Comentários