Sem sucesso em Los Angeles, jogos da NFL perdem em público para o College

Uma das grandes expectativas da temporada regular da NFL era a reação dos fãs de futebol americano em Los Angeles com a presença de dois times na cidade. O Los Angeles Rams já atuava na Califórnia desde a temporada passada, e os Chargers passaram a jogar em LA em 2017. No entanto, o fato de ter duas franquias jogando em Los Angeles não tem atraído os torcedores aos estádios como a Liga esperava.

Na semana 2 da temporada regular, as duas franquias de Los Angeles jogaram na cidade, só que o resultado não foi nada bom. No primeiro jogo dos Chargers no StubHub Center, sua casa provisória em LA, 25.381 pessoas acompanharam a derrota para os Dolphins. No Los Angeles Memorial Coliseum, os Rams perderam para os Redskins diante de 56.993 pessoas. Somando os dois público, o total é de 81.933. No mesmo final de semana, a USC derrotou Texas, em jogo do College, para um público de 84.714. Detalhe: o jogo foi no mesmo estádio de LA Rams e Washington, mas no dia anterior.

Estádio vazio para o jogo entre LA Rams e Colts, na semana 1

Sem grande apelo popular, as imagens do estádio vazio no jogo dos Rams rapidamente viralizaram na internet. No primeiro jogo do time, contra os Colts, milhares do lugares vazios foram fotografados por dezenas de pessoas. Contra os Redskins, o filme voltou a se repetir.

Já os Chargers fizeram a primeira partida no StubHub Center, que é um estádio menor, com capacidade para 27 mil pessoas. A arena estava lotada, mas a torcida do Miami Dolphins foi quem mais cantou (Veja no vídeo ao fim da matéria). O feitiço virou contra o feiticeiro, já que o time da Flórida sofre bastante com isso quando joga em seu estádio, onde grande parte dos presentes são turistas.

Quem mora em Los Angeles e acompanha de perto tenta explicar. A ex-jogadora de vôlei Ana Paula, torcedora ilustre do New England Patriots, aponta os motivos que considera para o público ser baixo nos jogos da NFL.

Acho que em uma análise mais profunda, as pessoas de Los Angeles gostam de times campeões, e acrescente a isso o fato de estarem há muitos anos sem Football. Tem muitos times bons, aqui as paixões são UCLA basketball, USC football, LA Kings, LA Dodgers e Lakers. Acho que Rams ou Chargers, ou os dois, se vencerem a divisão, as pessoas entram mais fortes na torcida.

Jogo dos Trojans, no mesmo estádio dos Rams, com público cheio

O fator College Football muito difundido e ser um produto de sucesso também joga contra a NFL. Outro ponto destacado por Ana Paula é o preço alto que se gasta em um jogo.

Tem outra coisa também, que o fato de que quando você vai a um College football no sábado, você gasta mais ou menos 200 dólares. As pessoas não vão gastar mais 300 dólares no domingo. Entre College e NFL em LA, no mesmo fim de semana, as pessoas vão escolher College. NFL aqui vai ter que suar pra construir sua fan base. Saíram por muito tempo. Se quiser competir com College, vai perder. As pessoas aqui são alucinadas com college football.

A NFL mostra confiança que em breve o Football voltará a cair no gosto dos torcedores em Los Angeles e os estádios ficarão cheios. Em 2022, a cidade vai receber o Super Bowl 56, no novo estádio que será dividido por Rams e Chargers.

Comentários