Guia dos playoffs: a briga pelas últimas três vagas na pós-temporada da NFL

Como já é tradicional na NFL, a semana 16 definiu muita coisa quando o assunto é pós-temporada – nove das 12 equipes que vão disputar os playoffs em janeiro já estão definidas. Apenas três vagas seguem em aberto: a do campeão da AFC North e duas de Wild Card – uma de cada conferência. Seis equipes ainda permanecem vivas nessa altura do campeonato: Pittsburgh Steelers, Baltimore Ravens, Indianapolis Colts, Tennessee Titans, Philadelphia Eagles e Minnesota Vikings. Veja como será a briga por cada uma delas:

1ª vaga: campeão da AFC North (seed 4)

Quem pode conquistar: Pittsburgh Steelers (8-6-1) e Baltimore Ravens (9-6)

A situação atual dos Steelers é quase que inacreditável: o time liderou a AFC North por quase toda a temporada regular e agora não depende mais dele para ir aos playoffs. No fim das contas, é algo bem simples: Pittsburgh precisa vencer o Cincinnati Bengals no Heinz Field e torcer para o rival Ravens não bater o Cleveland Browns jogando em casa. Caso vença Baker Mayfield e sua trupe no M&T Bank Stadium, Baltimore garante o título da divisão e, no mínimo, o seed 4 nos playoffs. Ambos os duelos acontecem às 16h do domingo (30).

2ª vaga: Wild Card da AFC (seed 6)

Quem pode conquistar: Indianapolis Colts (9-6), Tennessee Titans (9-6), Pittsburgh Steelers (8-6-1) e Baltimore Ravens (9-6)

Os times da AFC North estão na lista apenas por uma questão de protocolo. A situação é muito simples: Tennessee Titans e Indianapolis Colts vão se enfrentar no Nissan Stadium e quem vencer estará nos playoffs – não é a toa que a NFL escolheu esse confronto direto para ser o Sunday Night Football. Caso os dois times fiquem em um improvável empate, os Ravens ficam a vaga se empatarem também ou os Steelers papam o seed 6 caso vençam os Bengals.

3ª vaga: Wild Card da NFC (seed 6)

Quem pode conquistar: Minnesota Vikings (8-6-1) e Philadelphia Eagles (8-7)

O panorama aqui é quase igual ao de Steelers e Ravens na AFC. Apesar de ter arquitetado uma arrancada heroica liderada por Nick Foles, os Eagles não dependem apenas de suas próprias forças para voltar aos playoffs: além de precisar bater os Redskins em pleno FedEx Field, os atuais campeões precisam torcer para os Vikings não vencerem os Bears no US Bank Stadium. Para Minnesota, basta bater o rival em sua casa para carimbar o passaporte para jogar em janeiro.

Comentários