Qual dos 12 times está mais próximo do título inédito na NFL? Listamos os favoritos

O mundo dos esportes americanos está vivendo uma maratona de times conquistando títulos inéditos: o St. Louis Blues venceu a Stanley Cup, Virginia levantou o caneco no basquete universitário, a NCAA, e o Toronto Raptors fez história com o primeiro Larry O’Brien não só da história da franquia como também de todo Canadá. Será que pode acontecer o mesmo no Super Bowl 54 em fevereiro do ano que vem?

Das 32 equipes da liga, 12 ainda não tiveram a felicidade de levantar o Troféu Vince Lombardi – na nova era a partir da década de 70. A lista é relativamente grande após 53 finais: Cincinnati Bengals, Detroit Lions, Tennessee Titans, Arizona Cardinals, Carolina Panthers, Buffalo Bills, Cleveland Browns, Houston Texans, Jacksonville Jaguars, Minnesota Vikings, Atlanta Falcons e Los Angeles Chargers.

Quais dessas franquias podem repetir o feito de Blues e Raptors? Listamos os cinco principais candidatos:

Atlanta Falcons

Se as lesões não assolarem a equipe novamente, principalmente na defesa, o Atlanta Falcons aparece como um dos grande candidatos a representar a NFC no próximo Super Bowl. Se analisar friamente, a base da equipe que levou aquela virada histórica diante dos Patriots ainda está lá. A expectativa é de uma melhora ainda maior em 2019 com Dan Quinn chamando as jogadas de defesa e Dirk Koetter buscando retomar aquela máquina de pontos da era de Kyle Shanahan em 2016. Os dois jogadores de 1ª rodada do último Draft, ambos de linha ofensiva, devem contribuir na proteção de Matt Ryan.


Los Angeles Chargers

Mesmo com pouca ajuda de seu torcedor nas arquibancadas, os Chargers tiveram uma campanha excelente de 12-4, empatados com os Chiefs na AFC West, e ficaram a duas partidas do Super Bowl. Apesar da boa campanha, o time foi dominado nas trincheiras e levou um baile dos Patriots no Divisional Round. Se quiser sonhar com título, o time terá que dar um jeito de fazer frente aos atuais campeões: o QB Philip Rivers está 0-8 na carreira contra os Pats. Com o DE Joey Bosa, LB Denzel Perryman e TE Hunter Henry saudáveis, a aposta é em um bom 2019 pelos lados da Califórnia. Agora, se quiser conquistar o título inédito, será preciso proteger melhor o veterano Rivers.


Minnesota Vikings

Outro time que flertou com a grande final recentemente: os Vikings perderam a chance de ouro de jogar um Super Bowl em seu estádio após a derrota acachapante para o Philadelphia Eagles na final da NFC em 2017. Curiosamente, o time corrigiu a posição mais carente, a de quarterback, e caiu demais de produção no ano passado – muito por conta de um esquema simplório e uma linha ofensiva sofrível. Com alguns reforços nas trincheiras e a chegada do coordenador ofensivo Kevin Stefanski, é perfeitamente possível que Minnesota volte aos playoffs com a base da forte defesa mantida.


Jacksonville Jaguars

Parece que faz tempo, mas faz apenas dois anos que os Jaguars ficaram a um quarto da grande final em Minneapolis. O duelo contra os Patriots deixou bem claro que Blake Bortles não poderia ser o QB da franquia, entretanto, os Jaguars insistiram no erro em 2018. Resultado? Uma campanha pífia de 5-11 – mesmo com uma defesa, no papel, top 5 da liga. A expectativa é de um ataque rejuvenescido nas mãos do experiente Nick Foles – MVP do Super Bowl 52 e ídolo máximo na Filadélfia. Leonard Fournette também deve ser peça-chave se conseguir ficar saudável.


Cleveland Browns

Há dois anos, o Cleveland Browns não passaria nem próximo desta lista. Hoje, a chance do time voltar, pelo menos, aos playoffs é real! Após liderar o time ao melhor recorde desde 2007, Baker Mayfield deve evoluir ainda mais em seu segundo ano na liga – especialmente com Odell Beckham Jr como novo alvo predileto. No papel, os Browns prometem dar muito trabalho, entretanto, já vimos este filme outras vezes e o final não foi nada feliz. Como trata-se de uma equipe que não vai à pós-temporada desde 2002, melhor adotar a cautela.

Comentários