Talento vence experiência: decisivo, Mahomes supera Garoppolo no Super Bowl 54

Muitos duelos foram travados durante o Super Bowl 54, vencido pelo Kansas City Chiefs sobre San Francisco 49ers, por 31 a 20. Um deles, talvez o mais midiático, reuniu a genialidade de Patrick Mahomes contra a experiência de Jimmy Garoppolo. Para infelicidade dos Niners – e felicidade dos Chiefs, claro – o período de Jimmy G e seus dois Super Bowls em New England não fizeram a diferença esperada.

Os dois quarterbacks terminaram a partida com números parecidos. Mahomes acertou 26 de 42 passes e acumulou 286 jardas, 2 touchdowns e 2 interceptações (78.1 de rating). Garoppolo teve um aproveitamento de 20/31, 219 jardas, 1 passe para TD e também 2 interceptações (69.2 de rating). Porém, Patrick Mahomes foi, de longe, mais decisivo.

Embora o camisa 15 tenha sido contestado em algum momento da partida, seu talento prevaleceu. Como o esperado, sua mobilidade foi crucial para escapar do aterrorizante pass-rush dos Niners. Além de um TD terrestre, Mahomes protagonizou uma corrida sensacional ainda no primeiro quarto, mas um fumble evitou que ele convertesse uma terceira descida longa em first down.

Dá para dizer que Garoppolo se manteve constante boa parte do jogo, o problema é que essa regularidade não foi em um nível muito alto. Ele conseguiu sim controlar o ritmo da partida e municiar seus alvos, mas pecou quando Kyle Shanahan colocou o campeonato em suas mãos.

Quando San Francisco precisou, Garoppolo não entregou

Se o treinador dos Niners errou ou não, isso é outra pauta, mas a verdade é que Jimmy G falhou. Dentro do último quarto, ele acertou somente 3 de 11 passes, conseguiu 26 jardas e sofreu uma interceptação, algo que lhe daria um rating miserável de 2.8.

Mesmo assim, Garoppolo teve a chance de se consagrar. Logo após o two minute warning, ele chegou perto de completar uma big play a beira da end zone, só que colocou muita força no passe e Emmanuel Sanders, que tinha conseguido uma boa separação do defensor, não conseguiu chegar na bola. No drive seguinte de San Francisco, o camisa 10 ainda tentou outro lançamento longo, mas foi Kendall Fuller que apareceu no caminho e sacramentou a vitória dos Chiefs.

Mahomes decidiu o Super Bowl 54

Enquanto tudo isso acontecia com Garoppolo e os 49ers entravam em colapso, brilhou a estrela de Mahomes. No último quarto, o camisa 15 completou 10 de 17 passes e lançou para 141 jardas, 2 TDs e 1 int – 100.4 de rating, muito acima de seu rival. E se Jimmy G não conseguiu, Pat Mahomes operou duas big plays fundamentais para a virada dos Chiefs na reta final do jogo: 44 jardas para Tyreek Hill e 38 para Sammy Watkins.

Na prática, este foi o primeiro Super Bowl de ambos, já que Garoppolo foi reserva de Tom Brady em suas conquistas. É verdade que os dois encontraram problemas, mas a impressão final que fica é a de um Jimmy Garoppolo errático e afoito na hora decisiva. Enquanto Mahomes, bom, este deixou o gramado do Hard Rock Stadium campeão e MVP do Super Bowl, graças a uma performance definitivamente “clutch”.

Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Comentários