Opinião: Alex Smith é o maior vencedor da temporada 2020 da NFL
|

Embora a temporada ainda esteja longe de acabar, Alex Smith é, indiscutivelmente, o maior vencedor da NFL em 2020. Após sofrer uma das lesões mais graves da história do esporte, passar por 17 cirurgias e lutar por sua vida com uma infecção, o quarterback se recuperou e voltou aos gramados da liga neste domingo (11) – depois 691 dias de ausência.
O Washington Football Team perdeu por 30 a 10 para o Los Angeles Rams, Smith teve apenas 37 jardas, mas, honestamente, isso pouco importa no momento. Ver um atleta que quase teve a perna amputada e superou todas as dificuldades que ele passou em pé, dentro do pocket, e completando um passe é algo emocionante e que chega a marejar os olhos.
Smith não teve vida fácil neste domingo diante de uma das defesas mais brutais da liga: foram seis sacks e muita pressão enquanto esteve em campo. Agora, lidar com Aaron Donald e companhia é algo que um quarterback que, em suas próprias palavras, teve sorte de estar vivo, consegue tirar de letra.
Veja também:
- Confira dia e horário das duas finais de conferência dos playoffs da NFL
- Em possível adeus de Brees, Buccaneers batem Saints e pegam os Packers na final da NFC
- Chiefs perdem Mahomes, mas vencem Browns no sufoco e pegam os Bills na final da AFC
- Bills derrotam Ravens no Divisional e voltam à final da AFC após 27 anos
Lesão gravíssima, infecção e vida em risco
Para quem não conhece, vale contar, de forma resumida, a história incrível de superação de Alex Smith nos últimos 691 dias. Titular do time de Washington em 2018, o quarterback sofreu uma lesão gravíssima na semana 11 – diante do Houston Texans no FedEx Field.
A situação era complicada: uma fratura que começava na articulação do tornozelo e ia em forma de espiral por todo caminho através da tíbia até o joelho. Embora a cirurgia tenha sido um sucesso segundo os médicos, Alex apresentou complicações após alguns dias e foi levado de volta ao hospital – onde teria que lutar pela sua vida.
O grupo médico constatou uma grave infecção causada por bactérias que ‘comem carne’ – chamado de fasceíte necrotizante. Para ‘limpar’ a perna, Smith passou por cirurgias por oito dias seguidos – onde os médicos removiam tecido muscular para tentar salvar a perna.
Após controlada a infecção, Smith teve que escolher em amputar a perna ou realizar uma transferência muscular de uma perna para outra – algo comparado a um transplante de um órgão. Mesmo sabendo que as chances de voltar aos gramados da NFL seriam mínimas, ele decidiu tentar o procedimento.
Confira aqui todos os resultados na Semana 5
Recuperação incrível e retorno ao time de Washington
Ao todo, foram 17 cirurgias e quatro internações em um período de nove meses. As primeiras semanas após o procedimento foram muito difíceis, mas o quarterback mostrou uma força de vontade fora do comum. Um guerreiro.
Foram incontáveis sessões de fisioterapia e meses de muito esforço até que veio a boa notícia: os médicos o liberaram para voltar às atividades no training camp do Washington Football Team em julho de 2020.
Volta aos gramados que emocionou o mundo
Apesar do progresso feito ao longo dos últimos meses, o QB 1ª escolha geral do Draft 2005 voltou como 3º opção do técnico Ron Rivera.
Dwayne Haskins foi o titular nos primeiros jogos do ano, mas as fracas atuações fizeram com que ele fosse ‘rebaixado’ para a 3ª opção na última semana. Kyle Allen já havia trabalhado com Rivera nos Panthers e recebeu a chance de começar o duelo contra o Los Angeles Rams na semana 5.
Eis que o QB deixa o campo contundido no final da primeira etapa. Quem é o reserva imediato no banco de reservas? Alex Smith.
Enquanto ele entrava no FedEx Field após 691 dias, sua família chorava emocionada nas arquibancadas – assim como muitos que conheciam sua história de luta e superação que assistiam pela televisão.
Allen deve voltar ao posto de titular na próxima rodada, mas, honestamente, isso pouco importa. Alex Smith pode ser considerado o maior campeão da NFL no momento em que entrou naquele huddle e chamou a primeira jogada.