Chiefs podem ser o primeiro time a vencer Super Bowls consecutivos em 15 anos

Embora a NFL tenha presenciado grandes times e dinastias dominantes nas últimas décadas, há 15 anos um time não consegue o feito de ser campeão duas temporadas consecutivas. Isso pode voltar a acontecer em 2020 – quando o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes, atual campeão, volta à grande final – desta vez diante do Tampa Bay Buccaneers de Tom Brady.

Curiosamente, foi justamente Brady o último que conseguiu tal feito. Ainda que o camisa 12 tenha marcado presença em nove dos 11 Super Bowls na história dos Pats, o QB não venceu todas as seis vezes de forma consecutiva. Somente uma vez isso ocorreu – nas temporadas de 2003 e 2004. Os derrotados na ocasião foram Carolina Panthers e Philadelphia Eagles – este dirigido por Andy Reid, (atual treinador dos Chiefs). Um tricampeão seguido jamais ocorreu na liga.

Você lembra todos os times que já conseguiram o feito de vencer dois Super Bowls consecutivos? Confira!

Veja as últimas do Super Bowl 55:

Em efeito de comparação às outras ligas americanas, como NBA, NHL e MLB, dinastias foram comprovadas com chegadas e títulos consecutivos. Por exemplo, Boston Celtics de Bill Russell, Chicago Bulls de Michael Jordan, Los Angeles Lakers de Kobe Bryant, Montreal Canadiens de Jean Béliveau e New York Yankees de Joe McCarthy e Casey Stengel.

>> VEJA O GUIA COMPLETO DO SUPER BOWL 55 COM TODOS OS TEXTOS JÁ FEITOS

Relembre os bicampeões da NFL

Ainda que o New England Patriots tenha sido a última franquia a entrar no grupos do bicampeões da NFL de forma seguida, houve outros times que conseguiram tal feito. Porém, todos no século passado: Packers, Dolphins, Steelers (duas vezes), 49ers, Cowboys e Broncos.

Década de 60 e 70: Green Bay Packers, Miami Dolphins e Pittsburgh Steelers

A primeira equipe a conseguir realizar tal perfomance foi o Green Bay Packers na primeira e segunda temporada da categoria, contra o Kansas City Chiefs e Oakland Raiders, respectivamente. Cinco anos mais tarde, em 1973, o Miami Dolphins fora capaz de vencer duas taças consecutivas contra Washington Redskins (à época) – este o único campeão invicto até os dias hoje da liga, e posteriormente o Minnesota Vikings.

O Super Bowl 9 e 10 presenciou o Pittsburgh Steelers contra os Vikings e o Dallas Cowboys. Ambas vencidas pela franquia da Pensilvânia. Além disso, o único a conseguir dois Vince Lombardi de forma consecutiva são os aurinegros da NFL. O clube retomou a duas finais no fim dos anos 70 e no primeiro mês de 1980. Os derrotados em questão foram: Cowboys e Los Angeles Rams.

Décadas de 80 e 90: San Francisco 49ers, Dallas Cowboys e Denver Broncos

San Francisco 49ers também já gritou duas vezes é campeão sem um intervalo. Primeiramente, a franquia bateu na temporada de 1988 o Cincinatti Bengals. Na seguinte, massacrou os rivais do Denver Broncos.

Depois de estar muitas vezes no lado dos derrotados, fazendo parte do bicampeonato rival, o Dallas Cowboys, enfim, pôde conquistar a glória de ser bicampeão na NFL. A vítima: o Buffalo Bills nas duas oportunidades. Isso porque, os Bills chegaram quatro temporadas sem nenhum ‘gap’ no Super Bowl, entretanto, não levou nenhuma e fechou seu ciclo finais na temporada de 1993

Dessa forma, parecia que não havia mais espaços para campeões consecutivos na liga, com crescimento das franquias e equilíbrios cada vez mais evidentes no formato dos playoffs e formato de classificações e tabelas. Todavia, antes da virada do século, houve tempo para o Denver Broncos levar na temporada de 97 e 98, os Super Bowls contra os Packers e Atlanta Falcons.

Tom Brady teve a chance de buscar o bicampeonato em 2017, mas foi impedido por Nick Foles em 2017. Será que agora, do outro lado, o camisa 12 vai ‘colocar água no chope’ dos Chiefs de Mahomes? É o que vamos assistir no próximo dia 7 de fevereiro: a história da NFL sendo escrita mais uma vez!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Jornalista com MBA em mídias digitais e nato contador de histórias. e o seguinte: todos os torcedores são conquistados por dinastias positivas ou negativas - não existe essa de 'modinha'.

Mais notícias